segunda-feira, 21 de maio de 2007

Você acha que o Café é composto só por cafeína?



Engana-se a pessoa que pensa que o café é composto apenas por cafeína. O café possui apenas de 1 à 2,5 % de cafeína, o resto é constituído por outras substâncias; que muitas vezes podem ter a mesma ou maior importância do que a própria cafeína; tudo isso tratando-se da questão: organismo humano.
Neste trabalho, o objetivo principal é proporcionar um maior aprendizado para as pessoas em relação ao tema abordado: "Café".
Muitos se enganam em pensar, por exemplo, que o café causa alguma dependência, seja ela física ou psicológica. O preconceito e os pré-conceitos em relação a este tema é bastante vasto, fazendo com que as pessoas acabem nem procurando informações.
Mas será que isso são "mitos" ou "verdades dentro deste assunto?
Talvez a população em si, pense desta forma, pelo fato de o café possuir água, como exemplo: se uma pessoa está rodeada por alimentos, porém está desprovida de qualquer líquido (no caso, água) em poucos dias ela sentirá a ausência de líquido, o que acabará acarretando em uma dependência de líquido. A pessoa apresentará sinais de dependência, como por exemplo, a boca seca, muita sede, fraqueza, entre outros sintomas.
Aos poucos, a pessoa perde os sentidos e a consciência, o que fará com que a pessoa entre em coma e aos poucos acabe morrendo.
Outros, talvez pensem que a cafeína possua alguma substância tóxica ao cérebro, fazendo com que a pessoa se torne dependente com o uso diário da cafeína. O pensamento varia de pessoa para pessoa.
Desde o momento em que viemos ao mundo, automaticamente nos tornamos "dependentes químicos". Pois é, parece um absurdo, mas não é.
Explicando melhor, o uso da palavra "dependentes químicos" corresponde ao sentido de que desde que estamos habitando o planeta, precisamos de substâncias que nos são necessárias para a sobrevivência. A exemplo de uma substância podemos citar o oxigênio, que nos é necessário para viver. Outro exemplo é o leite materno, que quando ainda criança nos é necessário para a formação de nosso organismo, desta forma passamos a enterder que somos dependentes de substâncias logicamente saudáveis e necessárias a nossa sobrevivência, necessariamente não precisa ser uma substância tóxica e prejudicial à nossa saúde.
Como por exemplo a água que bebemos , o leite e até mesmo o próprio café.
Então para um melhor entendimento do assunto, o café é um alimento saudável, e que consumido de forma moderada, sem muitos exageros, sem muitos excessos, não causa nenhuma dependência prejudicial ao organismo humano.



Postado por: CRISTIELE VIVIANE DE CASTRO











Nenhum comentário: